quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Metafísica - Náusea e Esofagite

A náusea, ou enjoo como é mais conhecido, aparece em vários momentos e, muitas vezes, não sabemos exatamente qual a causa. De forma bem simples pode-se dizer que a náusea aparece quando existe o medo ou mais precisamente, o receio e ao resistir ou recusar as situações que a pessoa vivencia - esta recusa pode ser inconsciente.

O vômito, é uma reação do corpo, mais violenta desse receio ou resistência.

É importante dizer que o enjoo sentido pelas grávidas, não quer dizer que há rejeição ao filho. Além da alteração hormonal há também o medo e a insegurança na nova etapa da vida: serei uma boa mãe? Como será o parto? Como será a minha vida? Seja a primeira gravidez ou não, as mulheres sempre tem perguntas deste tipo, medos e receios.

Qualquer modificação à rotina traz algum receio, e a resistência sempre trará as respostas do corpo.

Sentir enjoo ao sermos testados há uma cobrança direta sobre a imagem que criamos para ser aprovado numa prova ou num teste para um emprego novo, por exemplo. Idealizamos o ser que tem as condições para a aprovação e resistimos ao nosso verdadeiro EU:
- que não tem conhecimento suficiente para realizar a prova ou que não tem os atributos necessários para ocupar a vaga pretendida;
- ou o oposto, tem muito conhecimento e atributos e a prova, ou a vaga, são inferiores à sua capacidade.

A náusea e vômito pela manhã, logo ao acordar, está relacionado com algo que terá que enfrentar e não se sente preparado. Situações familiares, mudanças profissionais, jovens em início de carreira ou da vida.

Não podemos esquecer, neste caso, do esôfago que liga o meio externo (boca) ao interno (estômago) e embora cada órgão tenha uma resposta particular às situações vividas, todo o sistema digestivo está ligado aos sentimentos mais enraizados da aceitação, e no caso do esôfago não é diferente.

A Esofagite (inflamação do esôfago causada por refluxo), é uma segunda etapa dos sintomas e causas da náusea. Está relacionado com a repetição e frequência das situações, com a não aceitação, além de uma grande irritação com tudo que o rodeia. A frequência dos fatos mostra que a situação é real; não aceitamos, não sabemos lidar com elas e vem a irritação.

O metabolismo modificado = resposta orgânica aparece: problemas do esôfago.

Esta raiva e não aceitação, podem também relacionar-se com as expectativas que colocamos em alguém. Quando queremos a reação desta pessoa e a reação não vem, por exemplo.

O que fazer?

É normal sentirmos receio em algumas situações, mas devemos tomar cuidado para isso não tolher as ações. O medo limita.

No caso dos problemas com o esôfago, é urgente a tentativa de trabalhar a própria realidade e aceitar o que a vida traz. A recusa em aceitar os problemas existentes, pode causar a disfagia (dificuldade em engolir e que envolve a faringe).

Deve-se trabalhar e aceitar o que a vida proporciona. Os problemas devem ser encarados e solucionados dentro dos limites das próprias ações. Não tenha expectativas, principalmente quando essas expectativas referem-se às atitudes de terceiros.

Não se envolva com a energia desses terceiros e não tente influenciar as pessoas a tomarem as decisões que você acha correta, ou que apenas você pode realizar. Aceite os fatos e faça apenas a tua parte.

A aceitação, por pior que seja o problema, traz a serenidade.

A serenidade facilita a resolução das situações mais desagradáveis. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário