segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Metafísica - Fibromialgia



"Uma dor que anda!"

Assim é a definição de quem sofre de fibromialgia. Tendo a mulher como principal vítima, é uma doença crônica que atinge músculos, tendões e ligamentos e não é diagnosticada por exames clínicos.

Além da dor intensa e generalizada pelo corpo outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono e rigidez pela manhã, estão presentes em quase todos.

A metafísica analisa esta doença sob dois aspectos. O primeiro está ligado às dores musculares, definida como: autoagressão por ter realizado (ou não) alguma coisa no passado. O segundo aspecto é relacionado a intensidade da dor; as dores são intensas e, portanto, a autoagressão passa a ser pelo arrependimento de ser omisso ou muito dedicado - se não realizou = omisso; se realizou = dedicado demais.

Segundo a metafísica, as pessoas que sofrem com a fibromialgia, necessitam do apoio e incentivo das pessoas que as rodeiam; não agem quando necessário e perdem a chance de realizar algo. Ao longo dos anos, por terem se dedicado a atender, ou resolver, os problemas alheios, não tiveram chance de resolver os próprios dilemas ou então, não tiveram incentivo e consideração para investir em si mesmas. Agravada por algumas crenças incutidas pela sociedade como um todo, estas pessoas sentem culpa, quando suas ações, por menores que sejam, desagradam alguém.

A maturidade de sentimentos, ou como alguns chamam, o auto apoio, é muito importante quando realizamos algo. O constrangimento acaba com a energia de quem realiza; ficar preocupado com a aprovação ou incentivo de outros, desfoca a atenção dos próprios objetivos e, como consequência quase imperceptível, fica-se rígido e em constante alerta, para dar explicações, ou justificar as próprias atitudes.

A tensão causa dor e está comprovado que os exercícios físicos e algumas terapias ajudam: massoterapia, fisioterapia, yoga, quiropraxia, ajudam bastante no tratamento da dor.

Mas fazer o que gosta e o que dá prazer é o primeiro passo. Mesmo quando realizar algo com alguém, ou para alguém, isto tem que dar prazer.

Não há idade para iniciar projetos; afinal as coisas sempre acontecem no momento certo: quando estamos preparados para conquistar e manter a conquista. Olhar para os erros do passado não traz nada além de sofrimento e cobrança. Assim como as primeiras séries da escola traz conhecimento e experiência que embasarão os cálculos realizados na faculdade, nossa vida deve ser igual: os erros e acertos embasam nossa maturidade.

E mesmo sabendo que nunca devemos dizer "nunca": nunca é tarde para ser feliz!

8 comentários:

  1. É verdade, tudo que está escrito aí,parece que foi escrito para mim. Eu realmente nunca fiz nada pela minha própria felicidade, vivi pelo filho e pelo marido, e só por eles. E agora são eles próprios que não entendem a minha doença. Não estou assim emstado tão avançado, porque não sinto dores tão intensas, mas percebo que vem piorando. Também tenho o sentimento de achar que sempre sou culpada por tudo, se acontece algo com o filho ou com o marido, com um amigo, penso, porque eu não fiz isso ou aquili para evitar, eu devia ter falado com ele,e assim por diante. Irei procurar alguma coisa para fazer.

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até por uma questão cultural a mulher tem a tendência de viver pela família, num caminho de atenção aos filhos, marido e às vezes, aos próprios pais que necessitam de cuidados especiais. Passamos a vida "vivendo a vida dos outros". As preocupações giram em torno do conforto deles e até dos problemas que eles vivem e acabamos nos deixando de lado. Ao longo do tempo "deixamos de existir" e viramos sombra deles. Os filhos tornando-se jovens, voam do ninho e as vezes até o marido voa. Nas últimas gerações isto já está mudando, devagarinho, mas está mudando. A meta de qualquer ser humano tem que ser a felicidade, isto não é egoísmo como algumas mulheres acreditam, afinal não podemos oferecemos o que não possuímos. Deus nos criou para sermos felizes! Saber o que nos traz a felicidade já é um começo; lutar para conseguir realizar é outro passo... De passo a passo todos conseguem.

      Excluir
  2. Deus! isso foi escrito pra mim. Não tenho marido e não tive filhos porque desde a infância eu ouvia que era uma burra e incompetente porque tive muita dificuldade com matemática nos primeiros anos na escola. Amo história mas cursei Serviço Social. Sempre me senti na obrigação de provar que não era burra, por isso a única fase boa foi a da faculdade mas como estou desempregada há 8 anos, as dores não me deixam e não consigo fazer mais nada. Tenho muita dificuldade de decidir o que fazer da minha vida e o medo de passar fome me dominou. Como vai sr minha velhice? E se eu ficar muito doente? Onde vou morar? É um sofrimento muito grande. Não desejo para meu pior inimigo o que eu passo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post.
    Perfeito texto e resposta para Maria Teresa.
    Tenho sentido dores pelo corpo e fiz o teste dos pontos e todos doem, ainda não fui ao médico para ter certeza.
    Quando li seu texto eu me encaixei nele, e percebi que sinto culpa e me cobro por não ter reagido quando tomaram uma decisão por mim no passado.
    Agora refletir e mudar o que tiver que mudar.
    Muito grata.

    ResponderExcluir
  4. Estou em crise agora......só choro porque dói a alma e o corpo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, a crise, por pior que seja, sempre traz alguma renovação, de comportamento, compreensão, enfim, a crise ocorre para podermos sair de nossa zona de conforto. É doloroso, com certeza, mas nestes momentos é importante termos alguma ajuda profissional. Procure um Terapeuta Holístico - se for Terapeuta Floral (Floral de Bach) - melhor ainda. Não sei em qual cidade vc está, mas com certeza há um terapeuta floral. Espero que vc encontre a ajuda certa e melhore.

      Excluir
  5. Olá! Lendo esse post sobre fibromialgia, lembrei que tsmbém li o depoimento de uma moça que conseguiu se livrar dela apenas cortando o trigo (glúten) de sua vida. Já faz mais de dois meses que parou de ingerir qualquer alimento com glúten e as dores sumiram por completo! Vocês que tem fibromialgia, façam um teste! Vai que funciona mesmo?! Sinto tanta vontade de ajudar, deve ser horrível essa dor!

    ResponderExcluir
  6. Tentem cortar a farinha (glúten) da dieta!. Li o depoimento de uma moça que, após cortar o glúten, em cerca de quinze dias não sentia mais nenhuma dor!

    ResponderExcluir